Defesa da Palavra

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Existe Purgatório? Análise de 1 Pedro capítulo 3.

https://lh3.googleusercontent.com/-Wa3WRIG8Sq8/UO7dnZx-8VI/AAAAAAAAA_g/TPSYG4zAliQ/s630-fcrop64=1,07ce3580fd35de22/

1 Pedro capítulo 3.

1. Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher,
2. observando a conduta honesta e respeitosa de vocês.
3. A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas.
4. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus.
5. Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam a sua esperança em Deus. Elas se sujeitavam a seus maridos,
6. como Sara, que obedecia a Abraão e lhe chamava senhor. Dela vocês serão filhas, se praticarem o bem e não derem lugar ao medo.
7. Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.
8. Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.
9. Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança.
10. Pois, "quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade.
11. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.
12. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal".
13. Quem há de maltratá-los, se vocês forem zelosos na prática do bem?
14. Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes. "Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados. "
15. Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.
16. Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.
17. É melhor sofrer por fazer o bem, se for da vontade de Deus, do que por fazer o mal.
18. Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,
19. no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão
20. que há muito tempo desobederam, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água,
21. e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo,
22. que subiu ao céu e está à direita de Deus; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes.

Análise de 1 Pedro capítulo 3.

1 Pedro 3.1-6:  O apóstolo Pedro fala às mulheres sobre sua conduta com relação aos seus maridos e perante à sociedade em âmbito geral.
1 Pedro 3.7: Palavra de Pedro para os maridos a fim de que sejam sábios no convívio com suas mulheres. Fala da reciprocidade de respeito e afeto entre os cônjuges.
1 Pedro 3.8: Pedro aborda o convívio do cristãos na sociedade em geral, isto fica bem evidente quando lemos o termo “quanto ao mais”, no início do verso 8.
1 Pedro 3.9: Pedro nos faz um alerta para que não tenhamos comportamentos vingativos ou triunfalistas sobre nossos irmãos e pede-nos que retribuamos o mal com o bem, e nunca insulto com insulto.
No verso 10 Cristo, por meio de Pedro nos faz uma promessa: Que se guardarmos nossa língua do mal e nossos lábios da falsidade, poderemos amar a vida e ver dias felizes. Concluímos que isso seja possível quando obedecemos o verso 11: afastando-nos do mal, fazendo o bem e buscando a paz com perseverança.
Tudo isso não se torna possível quando agimos em desconformidade com a palavra de Deus. Isso se constata no verso 12: “Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal.”
O verso 13 diz: “Quem há de maltratá-los se vocês forem zelosos na prática do bem?”
A resposta é NINGUÉM! Porém, esta resposta é para uma pergunta com relação a coisas naturais, corriqueiras e humanas. Pode haver uma perseguição devido a defesa da Justiça de Deus, como nos diz o verso 14. Mesmo que ocorra tal perseguição, a felicidade é garantida no Céu, pois aqui vivemos uma vida passageira. Nosso Lar é no Céu. Portanto, não devemos temer a nada que se oponha à Justiça de Deus!
O verso 15 nos permite fazer a seguinte questão: Qual é a razão da esperança que há em nós? A resposta é nosso coração santificado em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Verso 16. Então que nossos caluniadores, devido a termos Cristo em nossas vidas, fiquem envergonhados de suas calúnias, ao perceberem que falam de pessoas salvas e protegidas pelo próprio Deus.
Verso 17. Embora soframos muito por todas as perseguições e calúnias, que porventura venham a nos ocorrer, é melhor sofrermos por fazermos o bem do que por sermos condescendentes com o mal.
Verso 18. Aqui, a partir deste versículo, Pedro nos dá o exemplo de alguém que sofreu pelos pecados da humanidade, e foi de uma só vez. Esta pessoa foi Jesus Cristo: O JUSTO, que sofreu pelos injustos. Não pagou o mal com o mal, porém, deu oportunidade de Salvação e vida eterna a toda a humanidade ( João 3.16).
1 Pedro 3.18 afirma que Jesus morreu, como de fato, NO CORPO, mas que foi VIVIFICADO pelo Espírito, ou seja, pelo Espírito Santo que atuou em sua ressurreição no 3° dia após sua morte.
Verso 19. Se considerarmos o termo “NO QUAL também foi e pregou aos espíritos em prisão” podemos concluir que a ARCA trabalhada por Noé simbolizava o próprio Cristo, ou podemos até concluir que era o próprio Cristo, a Salvação estendida e oferecida a todos os pecadores. Enquanto que o ESPÍRITO SANTO contendia, ou seja, discutia com os antediluvianos através da pregação de Noé, O JUSTO, que anunciava a Salvação para os injustos.
Se considerarmos “O QUAL”, em vez de “NO QUAL” - ou seja, o Espírito Santo, que atuou na ressurreição de Jesus - entenderemos que foi o Espírito Santo e não Jesus que foi e pregou aos espíritos em prisão, ou seja, na prisão do pecado, a fim de que se arrependessem.
Verso 20. Este verso está consumando o assunto e a verdade de que tudo isso aconteceu enquanto Noé preparava a Arca. Somente 8 pessoas foram salvas, por meio da água.
Verso 21. O verso 21 traz-nos de volta à Era Cristã, em que podemos ser salvos nos arrependendo de nossos pecados, batizando-nos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
O verso 22 diz que Jesus venceu, subiu ao Céu, sentou-se à Direita do Pai, pondo à Sua sujeição anjos, autoridades e poderes.
EXISTE PURGATÓRIO?
1 PEDRO 3.18-20
Aqui neste texto a Bíblia não está afirmando de forma alguma que Cristo foi ao Inferno pregar. O problema é que às vezes nós isolamos, ou seja, separamos o texto, o versículo 19, por exemplo, e damos ao texto geral uma conclusão de algo ou doutrina que não existe de maneira alguma.
Daí, poderíamos pensar que Jesus desceu ao Inferno, pregou aos espíritos que estavam presos no Inferno, para dar a eles uma nova chance e eles foram levados para o Céu.
Porém, se analisarmos bem todo o texto de 1 Pedro 3 veremos que não é isso que Pedro está dizendo.
E como poderemos concluir que realmente Cristo não pode ter ido ao Inferno? Perguntando a Bíblia se ela concorda com tal doutrina.
1. EXISTE OPORTUNIDADE DE SALVAÇÃO DEPOIS DA MORTE? Resposta: NÃO. Leia Hebreus 9.27/JÓ 14.10-12/SALMO 146.4/ECLESIASTES 9.5/ECLESIASTES 9.10.
2. QUEM PREGOU AOS ESPÍRITOS EM PRISÃO?
Resposta: O ESPÍRITO SANTO
Leia Gênesis 6.3 e veja que quem contendia com o homem era o Espírito de Deus, ou seja: O ESPÍRITO SANTO.
3. QUANDO O ESPÍRITO SANTO PREGOU?
Resposta: O VERSO 20 DE 1 PEDRO 3 RESPONDE: QUANDO DEUS ESPERAVA PACIENTEMENTE NOS DIAS DE NOÉ, ENQUANTO A ARCA ERA CONSTRUÍDA( 120 ANOS)
4. QUEM SÃO OS ESPÍRITOS EM PRISÃO?
Resposta: PESSOAS VIVAS PECADORAS, OS ANTEDILUVIANOS. A Bíblia muitas vezes apresenta o termo espírito como a pessoas vivas e não a mortos: HB 12.22-23/ 1 CO 16.18/GL 6.18.
QUE PRISÃO É ESTA? Leia Provérbios 5.22.
Resposta: Então esta prisão É A PRISÃO DO PECADO.
A tradução exata do texto é a seguinte:
Cristo, por meio do Espírito Santo, pregou aos antediluvianos, que estavam presos na cadeia do pecado.
A Bíblia não nos dá uma oportunidade de Salvação depois da morte.
Não é isso que a Bíblia ensina, nem o Cristianismo, como um todo.
Que Deus, em Cristo Jesus o abençoe e o guarde para sempre.

Presbítero Levi de Paula, em 30 de setembro de 2015.