Defesa da Palavra

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL – PARTE 1

Resultado de imagem para TEMPO

AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL – PARTE 1

"Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.
"Saiba e entenda que a partir da promulgação do decreto que manda restaurar e reconstruir Jerusalém até que o Ungido, o líder, venha, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas. Ela será reconstruída com ruas e muros, mas em tempos difíceis.
Depois das sessenta e duas semanas, o Ungido será morto, e já não haverá lugar para ele
Daniel 9:24-26

Conheço duas interpretações muito convincentes a respeito das Semanas de Daniel.
Uma diz respeito aos nossos amigos amilenistas. Sou muito condescendente com a interpretação deles a respeito do assunto, mas isso não é tudo. Eles defendem a ideia de que estamos na 70ª semana desde que Jesus morreu na cruz mais de 2 mil anos atrás. Creio ter dificuldades de entender desta forma, uma vez que SETENTA SETES significa em profecia 490 anos.

A outra interpretação acerca do texto supracitado é dos nossos irmãos dispensacionalistas.
Ambas interpretações concordam igualmente até a 69ª semana, o problema é a 70ª. Estes fazem diferença entre Israel e a Igreja. Eles dizem que Jesus vai arrebatar a Igreja e deixará Israel aqui com os crentes desviados sofrendo a Grande Tribulação que tem até tempo determinado, a saber, SETE ANOS (70ª semana para eles ). No final da Tribulação Jesus vem de novo e salva Israel.

Quero lhes apresentar uma terceira posição acerca dessa profecia das 70 semanas. Os judeus messiânicos, os Adventistas do Sétimo Dia e outras vertentes defendem a interpretação de que as 70 semanas já se cumpriram na íntegra nos tempos dos apóstolos, como lhes explico a seguir.

A última semana de Daniel não foi jogada para o tempo do fim.
“Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo” ( Daniel 9.24)
70 semanas ( 490 anos )
Ano 457 a. C Decreto da restauração de Jerusalém pelo rei Artaxerxes.

Depois da ordem para restauração de Jerusalém vão se passar 7 semanas e 62 semanas.
"Saiba e entenda que a partir da promulgação do decreto que manda restaurar e reconstruir Jerusalém até que o Ungido, o líder, venha, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas. Ela será reconstruída com ruas e muros, mas em tempos difíceis. Daniel 9.25
Ano 408 a. C - 7 semanas ( 49 anos depois ) – Restauração de Jerusalém.
Ano 27 d. C – 62 semanas ( 434 anos depois ) – Batismo de Jesus.

Depois das sessenta e duas semanas, o Ungido será morto, e já não haverá lugar para ele. A cidade e o lugar santo serão destruídos pelo povo do governante que virá. O fim virá como uma inundação: Guerras continuarão até o fim, e desolações foram decretadas.
Daniel 9:26

Ano 31 d. C -  Morte de Jesus (metade da última semana)
Na metade da última semana o próprio Jesus trabalhou com os judeus e por outros três anos e meio os discípulos trabalharam com os judeus.
Ano 34 d. C -  1 semana (7 anos - última semana dos judeus) – Morte de Estêvão.
Daniel 9.27 : “Ele fará firme aliança com muitos por uma semana, na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares”.

Ano 34 d.C – Finda-se o tempo dos judeus – Morte de Estêvão – último apelo de Deus aos judeus, mas eles não aceitaram, preferindo matar a Estêvão.
Esta linha de interpretação aponta o término da 70ª semana por volta do ano 34 d.C. Há graves erros nas interpretações amilenista e dispensacionalista acima, uma vez que as mesmas fogem do princípio da exegese, que é o processo pelo qual o intérprete visa o texto bíblico em busca de sua história (no caso, a história do povo judeu) e do seu sentido primeiro (no caso, semanas de anos ininterruptos). A finalidade da exegese é dispor os elementos a serem expostos de maneira clara, lógica, sequencial, progressiva e estética, de sorte a formar um conjunto convincente. E não é o que ocorre nas duas explicações, pois uma hora uma fala que houve um lapso de tempo indeterminado entre a 69ª e a 70ª semana, o que de cara já deveria ser descartado pelo próprio princípio da exegese, uma vez que o sentido primeiro do contexto trata de 490 anos determinados sobre o povo de Israel! Ora, se existe um lapso de mais de 2.000 anos entre a penúltima e a última semana, logo não são mais 490 anos! O outro comete quase o mesmo erro, pelo mesmo motivo, ao dizer que ainda estamos na 70ª semana que parece que não termina nunca!

Veja bem, ninguém precisa lhe dizer no que acreditar. Você não precisa de nada além da Palavra de Deus para examinar e ver se é exatamente como estou lhe dizendo. Não acredite em sistemas que querem fazer de tudo para empurrar na Bíblia o que ela jamais disse e jamais diria. Todo o sistema dispensacionalista é muito perigoso, uma vez que ele diz que não vamos passar pela Grande Tribulação. Todos os apóstolos passaram por grandes tribulações, até mesmo Jesus, por que não passaríamos? Será que não precisamos ser provados para merecermos o Céu? Não seja frouxo, Jesus foi até o fim!
Lembre –se de ler a Bíblia. O que ela diz sobre o assunto?
DEPOIS DAS SESSENTA E DUAS SEMANAS, o Ungido será morto, e já não haverá lugar para ele ( Daniel 9.26 )
Se Jesus foi morto depois das sessenta e duas semanas ( lembre- se das sete semanas que já se passaram com o decreto que mandou restaurar e reconstruir Jerusalém ), então Jesus não foi morto na 69ª semana e sim na 70ª semana. Como a última semana de Daniel poderia ter sido lançada para a ESCATOLOGIA  se ela já se cumpriu?
Outra coisa: a Bíblia diz que ninguém sabe o dia nem a hora da volta de Jesus. Se a 70ª semana foi lançada para o tempo do fim então saberemos exatamente quando Jesus vem buscar seu povo – no final dos sete anos. Isso é um equívoco. Jesus não vem mais duas vezes aqui nesta Terra para salvar ninguém. ELE virá somente a SEGUNDA VEZ.

Assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam. Hebreus 9.28.

Se você aguarda a Vinda de Jesus, ELE ESTÁ VINDO SALVAR VOCÊ !

Por Levi de Paula, em 30 de janeiro de 2018.