Defesa da Palavra

domingo, 19 de julho de 2015

A Igreja que Jesus Edificou

 
Vamos iniciar um estudo muito relevante para a Igreja do Senhor. Para tanto, trago-vos os seguintes textos, os quais vamos analisar.
"Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor." (Deuteronômio 6:4).


"Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos."(Atos 2:42-47).

Transcrevi aqui dois textos, o texto de Deuteronômio 6.4 e o de Atos 2.42-47. No texto de Atos, Lucas nos relata a continuação da história da Igreja Primitiva, da Igreja de Jesus nos seus primórdios.
Já o texto de Deuteronômio 6.4 parece-nos não ter nada a ver com o de Lucas, não é verdade? Mas eu lhe digo que vou lhe provar que existe sim algo tremendo no texto de Moisés e que se revelará nas palavras de Lucas, a saber: no modo de viver dos primeiros cristãos.
Moisés disse aos israelitas: Ouve, Israel, o Senhor, o nosso Deus( ELOHIM ) é o único( ECHAD ou EHHAD ) Senhor.
Com base em nossos estudos do hebraico, podemos notar que ELOHIM significa não apenas Deus, mas Deuses, no plural.
Continuando nossos estudos, percebemos também que ECHAD ou EHHAD significa unidade absoluta, ou seja, apenas UM.
O que Moisés estava dizendo era exatamente o seguinte: Ouça, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é mais de um, é uma comunidade de pessoas em uma unidade absoluta. ELOHIM = Deuses e ECHAD ou EHHAD = UM.
As revelações do Eterno para com a humanidade foi-se dando progressivamente, à medida que os israelitas não puderam compreender as palavras de Moisés completamente.
O apóstolo João continuou nos revelando os mistérios do Eterno:
"Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou." ( João 1.18 ).

João está enfatizando e, de certa maneira, concordando com Moisés, de que em Deus há mais de uma pessoa - além do Pai, também o Filho.
Quero dizer logo que em Deus há tanto o Pai, quanto o Filho e o Espírito Santo.

"Então perguntou Pedro: "Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade? Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus". (Atos 5:3,4).
Quero que saibam que a Trindade existe sim e há inúmeras evidências que provem Sua veracidade e propósitos. Talvez queira me dizer que o texto que usei em Deuteronômio 6.4 não prova a Trindade, no entanto, não é para isto que estou aqui; estou aqui para dizer a todos quantos puderem ler este artigo, que o Pai, o Filho e o Espírito Santo existem e os três são UM, num mesmo propósito. Talvez me pergunte: Que propósito é este?
Bem, vamos viajar um pouco.
Conforme registrado em Apocalipse 12.7-12, houve uma grande guerra no Céu, foi entre o Arcanjo Miguel, juntamente com os anjos que permaneceram fiéis a Deus, contra Lúcifer, o então revelado Satanás, com seus anjos, aqueles a quem ele conseguiu convencer. O porquê da rebelião de Lúcifer contra o governo do Eterno nós encontramos registrado no livro de Isaías 14.12-14:
 "Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você que derrubava as nações! Você que dizia no seu coração: "Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembleia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo".

À medida que Lúcifer usara seu arbítrio para escolher se rebelar contra o Altíssimo, o Altíssimo também teve suas razões para expulsá-lo, e com ele seus condescendentes anjos caídos; o relato para isto encontramos em Ezequiel 28.13-15:
 "Você estava no Éden, no jardim de Deus; todas as pedras preciosas o enfeitavam: sárdio, topázio e diamante, berilo, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda. Seus engastes e guarnições eram feitos de ouro; tudo foi preparado no dia em que você foi criado. Você foi ungido como um querubim guardião, pois para isso eu o determinei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes. Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você."
Conforme o texto de Ezequiel, achou-se maldade em Lúcifer, portanto foi expulso.
Como vimos, um grande inimigo foi expulso do Céu. Ele com seus anjos derrotados arquitetariam um grande projeto contra a humanidade criada por Deus na Terra, para que assim pudesse se vingar do Eterno e de Seu Filho, usando toda a criação de Deus para tal.
E foi exatamente assim que aconteceu. Satanás personificado na serpente, fazendo-lhe a primeira médium do Planeta, convenceu Eva a degustar o fruto da árvore que estava no meio do Jardim, o qual era proibido e o Senhor havia dito que nele não tocassem, nem Adão, nem Eva, sua mulher.
O primeiro casal acabou trazendo para si uma grande maldição: o pecado - o qual se alastraria e se propagaria por toda a humanidade causando imensa catástrofe: o afastamento entre o homem, feito a imagem e semelhança da Trindade e a própria Trindade, da qual o homem jamais deveria ter se afastado.
É Claro que Jeová já sabia de tudo o que viria a acontecer, como um Ser Onisciente já havia visto o futuro. Porém, por causa do arbítrio concedido aos seres humanos, lhes era permitido escolher o que bem entendessem. Escolheram mal e para o mal.
A partir da visão de Deus, ou seja, do olhar de Deus para o futuro da humanidade, Ele pôs em prática um grande plano, um grande projeto, o que chamamos de " A Redenção do Homem". E isto se deu a partir da União da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
Como podemos perceber as ações da Trindade por meio da História?
O apóstolo Pedro, em sua primeira carta, capítulo 1, verso 20, diz o seguinte:
"Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês". 1 Pedro 1:18-20
Na leitura de Pedro podemos entender claramente que já havia um plano de Salvação do homem, por meio do sacrifício de Cristo na cruz do Calvário.
O Pai havia se decepcionado tanto com o pecador, havia se entristecido tanto porque o homem havia escolhido pecar, em vez de aceitar obter a vida eterna já proporcionada lá no princípio por Ele. Mesmo assim escolheu amar o mundo, escolheu elaborar uma estratégia que fizesse com que a humanidade se voltasse novamente para Ele, como esteve no início com Ele, mas o pecado a havia afastado. O que, então, Jeová fez por amor ao mundo?

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna". (João 3:16).
O Filho de Deus, por sua vez:

[...]"Não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!"(Filipenses 2:6-8 ).
Quando Jesus estava a ponto de voltar para Seu Pai, disse:

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre. ( João 1.16 ).

Jesus disse que é um Consolador, mas que pediria ao Pai que enviasse outro Consolador, para que acompanhassem seus seguidores na Terra. Leiamos o seguinte texto:
"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito". ( João 14.26 ). 
E o Pai realmente enviou o Espírito Santo:
"Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava. (Atos 2:1-4).
A própria Palavra de Deus, ao longo de Suas páginas, vai nos revelando isto que parece ser um grande mistério, mas que na verdade é Deus trabalhando por meio da Trindade, afim de nos dar a oportunidade de sermos redimidos pelo sangue de Yeshua, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. (João 1.29).
Aleluia! Vejam o que a Trindade fez por nós...
...O Pai doou o Seu Unigênito para morrer pela humanidade decaída...
...O Filho decidiu morrer para que através dele possamos obter a vida eterna...
...O Espírito Santo veio para nos convencer de que somos pecadores e que precisamos da Salvação de Deus.
Eis o mistério revelado aos homens: O Pai é santo e Sua santidade nos impede de nos achegarmos a Ele, pois somos pecadores; o Filho é o Caminho, é a ponte para que por ela possamos passar e nos aproximarmos de Jeová, já lavados de nossas transgressões e impurezas. O Espírito Santo é a Pessoa de Deus, investida de autoridade para fazer com que o homem aceite que é pecador e que carece da Palavra, que é Cristo, para que por meio dele, que é o único mediador entre Deus e o homem, possa com o Senhor eternamente viver.
Somos a imagem e semelhança da Trindade (Gênesis 1.26). Deus nos fez assim porque Ele é assim: uma comunidade em que três pessoas estão unidas no objetivo de salvar o mundo.
Assim era a Igreja primitiva, a quem Yeshua edificava, em que todos eram unidos e partilhavam dos mesmos sentimentos. Assim era a Igreja de Cristo, partindo o pão, orando uns pelos outros, tendo tudo em comum, vendendo suas propriedades, e distribuindo a cada um, conforme as suas necessidades.
Mas o que fecha este estudo com chave de ouro é que o sentido de tudo isto nós encontramos no verso 47, b, do capítulo 2, de Atos:
"E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos."(Atos 2:47).
Eis o grande objetivo da Trindade: Salvação de almas. E se não fosse isso, responda a si mesmo por que Yeshua diria as seguintes palavras aos seus discípulos:

"Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo". (Mateus 28:19)?
Glória à Trindade que está unida num só propósito para nos salvar!
Levi de Paula, em 19 de julho de 2015.


Gostou? Não copie! A reprodução total ou parcial do conteúdo deste artigo é proibida sem a devida autorização do autor. Plágio é pecado(Jeremias 22.13) Fica o aviso!






























Nenhum comentário:

Postar um comentário