Defesa da Palavra

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Por que Vivemos?



"Por que vivemos?"é um dos maiores questionamentos da história da humanidade e que nos remete a outra pergunta: "De onde viemos?"
Bem, terei que responder primeiramente a última indagação.
Está escrito em Gênesis 1.1 que "No princípio Deus criou os céus e a terra"Mas de repente "Era a terra sem forma e vazia."( Gn 1.2).
Imagine que Deus colocara a terra e os céus dentro do Universo completamente perfeitos. 
Inúmeros teólogos acreditam que a terra se tornou sem forma e vazia devido aos acontecimentos registratos em Apocalipse 12.7-12. Porém, não será este meu foco neste artigo, o que nos interessa por enquanto é saber que Satanás está na Terra e está cheio de fúria, pois sabe que pouco tempo lhe resta.( verso 12).
À frente em nossa análise de Gênesis, descobrimos que a Trindade criou o homem.(Gn 1.26). Certo, respondemos a questão "De onde viemos?". A seguir veremos minuciosamente os motivos pelos quais viemos a existir.
O maior inimigo de Deus já estava na Terra para tentar fazer com que Adão e Eva pecassem contra o Criador, e ele conseguiu. Isto lhe deu o direito de agir sobre a humanidade usando o pecado que o homem jamais deveria ter cometido como a razão para os seus ataques e perseguições. O homem, consequentemente foi se afastando de Deus, vemos claramente isto quando continuamos a leitura do primeiro livro da Bíblia. O gênero humano contaminou-se de tal forma que o Deus Onipotente, Onisciente e Onipresente teve que se afastar do homem, por causa do pecado.
Deus ofereceria durante cento e vinte anos uma grande oportunidade de salvar todos os que haviam se afastado de Deus, através da pregação de seu servo Noé.
"Então disse o Senhor: "Por causa da perversidade do homem, meu Espírito não contenderá com ele para sempre; e ele só viverá cento e vinte anos".(Gn 6.3).
Notou que a perversidade, ou seja, o pecado, dominava a humanidade? Posso lhe afirmar com certeza que o mundo inteiro estava perdido e que somente oito pessoas aceitariam a pregação do velho Noé, servo do Altíssimo. Tão grande calamidade se deu pela consequência do pecado.
Aquela Arca já simbolizava Cristo, onde as pessoas, milhares de anos à frente dos dias do dilúvio, teriam uma nova chance de se esconderem de outra grande "tempestade".
A grande diferença é que O Espírito de Deus contendeu cento e vinte anos com os antediluvianos e chegou a grande chuva matando a todos. Ainda em nossos dias, toda a humanidade descendente dos oito que entraram na Arca está na Terra; nós os vivos ainda hoje, após milênios da descida do Espírito Santo, Ele ainda contende com o homem. Desta vez, o pregador não é Noé e nem sua equipe de sete pessoas - Nós, aqueles a quem Jesus comissionou para a maior obra de evangelização que o mundo já vira, é que somos os responsáveis, afim de que através de nossa pregação, o Espírito de Deus, Todo Poderoso opere e salve a humanidade, convencendo-a de seus pecados a fim de que entre na Arca que é Jesus, enquanto há tempo.
Descobriu o porquê de ter vindo a mundo?
Você veio para fazer missões. Estamos ainda na Terra para evangelizar. Lembra da ordem que Jesus nos deu?
"Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo".(Mt 28.19).
Aqueles onze apóstolos, aos quais se acrescentaria Matias, nunca mais seriam os mesmos após dez dias apenas da ascensão de Nosso Salvador Jesus Cristo. O Espírito Santo desceu no Dia de Pentecostes onde estavam reunidas cento e vinte pessoas e as capacitou de tal maneira, a ponto de abdicarem dali adiante de todos os seus desejos carnais, ou materiais, ou qualquer coisa que fosse, pois o importante ali era anunciar a Mensagem do Evangelho.
Sim, a descida do Espírito Santo sobre os cento e vinte se deu para que fosse acesa a chama ardente da pregação de que Jesus esteve morto, mas que havia ressuscitado e que Ele era realmente o Filho Unigênito de Deus o Qual enviara.
Quantos de nós, principalmente da classe dos jovens, afirmamos com tanta veemência e categoricamente que somos dos TRÊS: Pai, Filho e Espírito Santo.
De que adianta dizer que é dos TRÊS, se na verdade não faria nada que pelo menos UM deles fez?
O Pai doou seu próprio Filho para se sacrificar por nós. (João 3.16).
O Filho se despiu de toda a Sua Glória, afim de vir à humanidade morrer por nós e morreu, e foi morte de cruz. ( Filipenses 2).
O Espírito Santo aceitou ser enviado pelo Pai, quando o Filho O rogou. E Ele veio. Ainda hoje está entre nós como o Grande Tradutor de Deus para os homens, dos homens para Deus e de homens para homens.(Atos 2).
Perguntaria a estes que afirmam ser dos TRÊS: Abdicarias tu de todos os teus bens, propriedades e apegos terrenos por amor a Deus? 
Creio que a resposta de muitos seria um lindo NÃO!
É tão simples assim dizer: EU SOU DOS TRÊS ?
É assunto muito sério. Deus não é de brincadeira, Ele é o próprio amor, mas vai julgar o mundo, por meio de Seu Filho, portanto é justiça também.
A Trindade está unida para que o homem entre na Arca. Onde estão os missionários?
O que estamos fazendo de nossas vidas?
Não nascemos para adorar a Deus?
Não nascemos para fazer missões, para sermos o sal da terra e luz do mundo?
Não nascemos para sermos fracassados.
Vivemos em função de glorificar a Deus.
O que estou fazendo para Jesus?
O Senhor não precisa que façamos nada por Ele mesmo, pois Ele é Deus, mas quer que façamos algo pelo Reino, ele quer que façamos algo por nós mesmos. Quer que sejamos salvos de nós mesmos, pois somos pecadores.
Jesus nos diz em Mateus 6.33:
"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas."( Para entender melhor este assunto leia todo o capítulo 6).
Busquemos então primeiramente o Reino de Deus e a Vontade de Deus, que é a Sua Justiça, e Ele vai cuidar de nós. Não permitirá que passemos fome ou sede, não nos deixará sem roupas ou entregues aos talvezes da vida. Ele cuidará de nós!
Mas para tal, será que tenho Deus como o principal em minha vida e meus projetos?
Será que meus projetos sãos os de Deus?
A vida que vivemos são modelos que servem de exemplos para os outros, ou estamos permitindo que o mundo viva em nós?
Estamos nos deixando ser influenciados ou estamos influenciando?
As tentações tem tido êxito em nossas vidas?
Devemos saber com que armas devemos nos preparar contra os ataques do inimigo de Deus.
Quais são as armas com as quais devo lutar contra Satanás?
"Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.
Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.
Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos."(Efésios 6.7-18).
Como sei que estou sendo tentado a abandonar a Deus?
Veja bem, todos nós somos tentados a zombar de Deus, de negá-Lo em Sua própria face. Jó passou por estas aflições, até mesmo Jesus, o Filho de Deus foi tentado. No entanto, uma lição tiramos das lutas e provas: Um perfeito aprendizado para que possamos ser aprovados para a grande evangelização até os Confins da Terra.
Como posso ter ânimo em meio à tribulação?
Jesus disse algo meio que inquietante e improvável de ser verdade, porém, as palavras de Jesus são verdadeiras e podemos fazer prova delas. Leia o que Ele disse:
"Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".(João 16.33)
Como ter ânimo em meio a chicotadas, mãos amarradas, mãos e pés atrofiados, presos, escarnecidos ou até mesmo diante da morte? Uma razão muito forte para isso é que sabemos que o nosso Redentor vive. Esta era a fé de Jó. Era a mesma razão pela qual Paulo e Silas cantavam louvores a Deus, perto da meia-noite, trancafiados em uma prisão, sob fortes dores no corpo. Nosso Salvador se levantará em nosso socorro.

Como posso ser usado por Deus para sua missão?
Preciso ter posses e dinheiro para ser usado por Deus?
Inúmeros servos de Satanás tem implantado uma doutrina diabólica de que Deus nos fez para possuirmos riquezas materias, muitas propriedades e assim, termos o melhor desta Terra.
Não podemos acreditar em certas doutrinas desprovidas de veracidades bíblicas. Existem vários textos que negam tal doutrina. Vou disponibilizar algumas citações da Palavra:
"Jesus respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça".(Mateus 8.20)
"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração."(Mateus 6.19-21).
"Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade."(Atos 2.44,45).
 Posso aceitar pagamentos para levar uma palavra de Deus às pessoas? Devo cobrar cachês para cantar em eventos?
Bem, vamos deixar que o apóstolo Paulo nos responda esta pergunta:
"Não é certamente por nossa causa que ele o diz? Sim, isso foi escrito em nosso favor. Porque "o lavrador quando ara e o debulhador quando debulha, devem fazê-lo na esperança de participar da colheita".
Se entre vocês semeamos coisas espirituais, seria demais colhermos de vocês coisas materiais?
Se outros têm direito de ser sustentados por vocês, não o temos nós ainda mais? Mas nós nunca usamos desse direito. Pelo contrário, suportamos tudo para não colocar obstáculo algum ao evangelho de Cristo.
Vocês não sabem que aqueles que trabalham no templo alimentam-se das coisas do templo, e que os que servem diante do altar participam do que é oferecido no altar?
Da mesma forma o Senhor ordenou àqueles que pregam o evangelho, que vivam do evangelho.
Mas eu não tenho usado de nenhum desses direitos. Não estou escrevendo na esperança de que vocês façam isso por mim. Prefiro morrer a permitir que alguém me prive deste meu orgulho.
Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho!
Porque, se prego de livre vontade, tenho recompensa; contudo, como prego por obrigação, estou simplesmente cumprindo uma incumbência a mim confiada.
Qual é, pois, a minha recompensa? Apenas esta: que, pregando o evangelho, eu o apresente gratuitamente, não usando, assim, dos meus direitos ao pregá-lo."(1 Coríntios 9.10-19)
Como poderei ser sustentado se não posso viver do Evangelho?
Olha, com base no que as Escrituras dizem fica difícil desobedecer, não é?
A solução deve ser viver como Elias, o profeta de fogo? Ou como Elizeu, que não aceitou os presentes de Naamã, devido a cura de sua lepra ter ocorrido através do profeta de Deus?
Isto me faz pensar nos missionários mundo afora e fazer uma analogia com Atos 2.44,45 - A Igreja tinha tudo em comum e tudo era distribuído segundo a necessidade de cada um.
O mundo modernizou-se e há uma grande necessidade de globalização em todos os meios de subsistência, seja tecnológico, cultural ou intelectual, então, posso fazer uma Faculdade?
Acredito que se minha formação acadêmica me será útil para pregar o Evangelho a certos grupos de pessoas, então claro que estudarei.
Outros se formam para que por meio de seus salários sustentem missionários. Há os que procuram formação em mestrado e até doutorado afim de enriquecerem seus celeiros - isto não é de Deus e não foi para isto que viemos ao mundo, já vimos isto.
Irmãos, permaneçamos constantes em fazer a Vontade de Deus. A Vontade dele será sempre o melhor para nós.
Vamos ser úteis e nos colocar a disposição do próprio Deus. Usemos todos os meios de comunicação, sejam redes sociais, telefones, a fala , a escrita ou o que seja, para glofiricação de Deus, nosso Criador e não de proliferação de contendas, inimizades, ódio, egoísmo e egolatria. Jeová não está a procura disso.
"No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura."(João 4.23).
 Olha, não desista, não olhe nem para a direita ou para a esquerda, mas olhe para cima, de onde virá o seu socorro. Sei que muitos podem apontar o dedo para você e lhe dizer que você é um incapaz, um João- Ninguém, um zero à esquerda. Mas saiba de uma coisa, o que você fez no passado já não importa mais. E se acaso voltar a cair, Jesus limpará você novamente e lhe fará apto a evangelizar e a cumprir o Seu ide.
Não desista só porque fracassou uma ou várias vezes. Deus jamais vai desistir de você.
Pense que você também deixará um legado aos que ficarem na Terra, não aceite que Satanás faça de você um perdedor, um fracassado, um miserável. Queira ser usado por Deus para que através de você Ele realize uma grande obra na vida de muitos.
A semente foi lançada, muitos crerão, outros não. A porta da  Arca está aberta, a Arca é Jesus. Onde estão os pregadores para que por meio do Espírito de Deus façam o homem retornar para a Trindade, de onde nunca devia ter saído?
Só o fato de se deixar ser usado por Deus já é o bastante.
Sejamos Vasos, Instrumentos para sermos tocados não por mãos de homens, mas pelas mãos do Próprio Deus.
Sejamos crentes, mas acima de tudo, sejamos CRISTÃOS...E sendo cristãos, cumprindo o Ide de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Levi de Paula, em 24 de Julho de 2015.

Gostou? Não copie! A reprodução total ou parcial do conteúdo deste artigo é proibida sem a devida autorização do autor. Plágio é pecado(Jeremias 22.13) Fica o aviso!

Caso você queira fazer alguma pergunta sobre o assunto me escreva, faça sua pergunta. Em até 24 horas lhe responderei com prazer.







Um comentário: