Defesa da Palavra

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Reflexão Sobre a Ansiedade


  Reflexão sobre a Ansiedade-baseada em Mateus 6.25-34

A ansiedade é considerada o mal do século 21. Tem como características sensações ou sentimentos provenientes da exagerada excitação do sistema nervoso central perante uma situação que o cérebro classifica como perigo iminente. É uma doença terrivelmente abaladora e que realmente mexe com o psicológico do ser humano. Jesus sabia disso e, em virtude disso, usou estas palavras exortadoras(Mateus 6.25-34).
A ansiedade tem levado inúmeras pessoas às clínicas psiquiátricas. Estudos recentes mostram o quanto as pessoas tem medo de certas coisas: medo do passado, do presente ou do futuro.
Preocupações com as finanças, medo da fome, de doenças, de toda espécie de mal que pode assolar e assombrar a humanidade.
São inúmeros os motivos pelos quais muitas pessoas são ou estão ansiosas; transcreverei agora o resultado de uma de inúmeras pesquisas sobre esses motivos e o quanto eles perturbam a mente humana(A pesquisa ouviu 2 mil pessoas):
1. Dar à luz ou assistir ao nascimento do primeiro filho: 22% 
2. Primeiro dia no emprego: 18.2% 
3. Casamento: 12.3% 
4. Cirurgias: 11.4% 
5. Comprar uma casa: 8% 
6. Perder a virgindade: 6% 
7. Ser demitido: 5.7% 
8. Problemas com a justiça: 4% 
9. Primeiro beijo: 2% 
10. Sair da casa dos pais: 1.9%
Os entrevistados ainda foram questionados sobre as principais preocupações diárias. Obteve-se o seguinte resultado:
1. Pagar contas 
2. Problemas no trabalho 
3. Cuidar dos filhos 
4. Tarefas domésticas 
5. Cuidar da aparência 
6. Chegar ao trabalho no horário 
7. Responder aos e-mails 
8. Reuniões 
9. Planejar atividades sociais
Em meio a tantas incertezas e talvezes, devemos colocar o Senhor acima de nossa ansiedade e nos lembrar que mais importante que nosso corpo, é a vida que recebemos de Deus para O adorar. Nossa vida é o bem mais valioso que pode existir, nada e exatamente nada pode superar o valor da vida. Mesmo em meio a escassez, à guerra, tribulações, tempestades, adversidades ou qualquer coisa que queira ofuscar o brilho de Jesus em nós, adoremos a Deus com o nosso coração contrito e agradecido pelo ar que respiramos e pela possibilidade de louvá-Lo.
Não devemos ser ansiosos, sob nenhum pretexto, mesmo porque isto não mudaria nada, pelo contrário, tornaria a vida mais difícil.
O importante é que não andemos ansiosos, nem preocupados com o que vai acontecer daqui a uma hora ou amanhã. Jesus diz que devemos olhar apenas para o presente, pois o amanhã é outro dia que consigo trará seus problemas e, portanto, que os problemas de cada dia lhes bastem.
Devemos colocar nossa confiança em Deus, pois, assim como Ele cuida das aves do céu, que não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros, Ele como Pai celeste os sustenta. Se Deus cuida das aves do céu, quanto mais a nós, seus filhos, obras de suas próprias mãos.
Em Deus podemos ter a paz que precisamos. "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós"(1 Pedro 5.7) é uma palavra que tem se cumprido cabalmente na vida dos que realmente entregam tudo nas mãos do Senhor. Lancemos, então, nossa ansiedade sobre o Senhor e, com certeza ele cuidará de nós; pois, se sua palavra assim o diz, assim será!
Tranquilize-se, vai dar tudo certo!

 Levi de Paula, em 09/04/2015


Gostou? Não copie! A reprodução total ou parcial do conteúdo deste artigo é proibida sem a devida autorização do autor. Plágio é pecado(Jeremias 22.13) Fica o aviso!

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário