Defesa da Palavra

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Reflexão sobre as Palavras de Jesus em João 14.6



EVANGELHO DE JOÃO, CAPÍTULO 14, VERSÍCULO 6

“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida"

“Eu sou o Caminho”:

Aqui Jesus está respondendo à pergunta de Tomé: Como saber o caminho?
Tomé estava preocupado em saber como chegar a Deus, o Pai. Jesus, claramente, afirma que o único meio de chegarmos a Deus é por meio dele, enviado do Pai. Existe em Caminho um sentido mais profundo para aquilo que Tomé realmente precisava saber. Se Jesus é o Caminho, devemos usá-Lo para atingirmos nosso alvo, que é o Céu. Se Jesus é o Caminho, nele encontramos todos os subsídios e auxílios necessários para nos mantermos em pé em direção à Nova Canaã.
Infelizmente bilhões de pessoas no mundo estão perdidas por estarem no caminho errado. Estas pessoas preferiram o Ateísmo, o Budismo, o Catolicismo, a Ciência Cristã, o Espiritismo, o Gnosticismo, Hare Krishna, o Hinduísmo, a Igreja da Unificação(Moonies), o Islamismo, o Judaísmo, a Meditação Transcendental, o Mormonismo, a Nova Era, o Pós-Modernismo, o Rajneeshismo, a Rosacrucianismo, o Satanismo, as Testemunhas de Jeová e ao Zen-Budismo e até mesmo a objetos de ouro, prata ou cobre, em detrimento do verdadeiro caminho que é a Salvação do mundo, enviada de Deus.
Em outro estudo trataremos de explicar e examinar cada uma das religiões e seitas citadas acima. No momento, estamos tentando entender o que tantas pessoas encontram em tais caminhos.
Tenho Jesus há 25 anos e, em tantos momentos me questionei sobre o porquê de não O tê-Lo desde meu nascimento. Ter Jesus é maravilhoso, ter Jesus é ter tudo e este tudo é mais que o tudo deste mundo material, pois, o tudo de Cristo é Vida Eterna com Ele na Glória. Entretanto, muitas pessoas não conhecem o Caminho, e outras, mesmo conhecendo o rejeitam.
Pedro, em sua resposta ao sumo sacerdote Anás, e a todos quantos havia da linhagem do sumo sacerdote disse:
Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.( At.4.11-12).
“Eu sou a verdade”:
Mas o que vem a ser a verdade?
O conceito de verdade é objeto de pesquisa de muitos filósofos ao longo da história da humanidade. Estudiosos da Antiga Grécia discutiam a respeito desta palavra que inquietava a tantos. A verdade era real, era absoluta, ilusória ou relativa? Eram estes seus questionamentos; talvez em virtude das palavras de Pôncio Pilatos: “Que é a verdade?”(JO 18.38).
Ainda hoje permanecem as mesmas dúvidas: o que é a verdade, como posso saber o que é verdadeiro?
Podemos andar indecisos e temerosos sobre as coisas à nossa volta. Às vezes até mesmo pessoas cheias de fé em Deus se pegam duvidando da Verdade, Jesus; no entanto, não nos deixa dúvidas e é exato, preciso e objetivo quando se expressa a respeito dela.
“E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”(JO 8.32) são palavras de alguém que tem a certeza do que diz, certamente porque quem está dizendo é a própria Verdade, a saber, Jesus Cristo.
Muitos seguem uma mentira tida como verdade absoluta. Quantos estão fundados em ideologias políticas ou filosóficas que os levarão diretamente a Satanás. Oxalá se todo o mundo desse ouvidos à Palavra do Senhor, com certeza Seu Espírito penetraria  em cada coração, convencendo-o de seu pecado, o transformaria e o levaria ao Todo-Poderoso; tudo isso por meio da Única Verdade: Jesus Cristo!
Quando consideramos que Cristo é a Verdade, concluímos que nele não há mentiras. Concluímos que podemos confiar nele sem medo de nos frustrar ou de desperdiçarmos nosso tempo. Jesus está dizendo que quer que confiemos nele e depositemos nele nossa fé, a ponto de deixarmos Ele cuidar do nosso futuro ou de nossos negócios, pois nele não há incertezas, nele não há meio termo ou talvezes. Quando confiamos que realmente Jesus foi enviado do Pai, estamos permitindo que Ele nos liberte da opressão da mentira do inimigo e assim fazendo com que o Senhor decrete nossa vitória.
“Eu sou a vida”
Jesus não está se referindo à vida aqui na terra. Ele está dizendo que se crermos nele, mesmo que estejamos mortos, viveremos, não no sentido de ressuscitarmos para uma nova vida na Terra. Se morrermos em Cristo, viveremos espiritual e eternamente com ele.
Jesus é a fonte de toda a vida, seja para viver na Terra ou eternamente com Ele no Céu.
Esta vida daqui de no máximo cento e poucos anos não se pode comparar com a vida que jorra do Trono de Deus, e isto o Salvador conquistou para nós na cruz do Calvário. Morreu em virtude disso, para que tenhamos a Vida Eterna.
Jesus é a Fonte de água viva, Jesus é o Pão da Vida.

Jesus é o Caminho, e a Verdade, e a Vida!

Levi de Paula, em 10/04/2015

Gostou? Não copie! A reprodução total ou parcial do conteúdo deste artigo é proibida sem a devida autorização do autor. Plágio é pecado(Jeremias 22.13) Fica o aviso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário